sexta-feira, 7 de outubro de 2016


                    RADIOFREQUÊNCIA                 
 
 

 Fonte Google acadêmico



Olá seguidores hoje vamos falar de umas das queridinhas da estética a radiofrequência, é um método muito usado pelos esteticistas que traz muitos resultados e benefícios, por isso é tão querida por todos !!!



A Radiofrequência (RF) surgiu em 1891 e foi aprimorada nos últimos anos. É uma modalidade não invasiva que utiliza a eletroterapia para estimular mudanças na conformação do colágeno que é responsável pela firmeza e sustentação da nossa pele, por isso a radiofrequência, passou a ser utilizada no rejuvenescimento e no fibro edema gelóide (celulite), agindo na derme e na hipoderme que são as camadas mais profundas da pele, sendo assim a esteticista tem total autonomia para realizar esse procedimento, pois de acordo com art. 4 da lei 12.592 que diz o esteticista pode utilizar da eletroterapia em geral para fins estéticos.

 
                                                     Estrutura da pele fonte Google acadêmico .



Radiofrequência conceitua-se na emissão de correntes elétricas de alta frequência, formando um campo eletromagnético que gera calor, quando em contato com os tecidos corporais humanos, esse calor alcança os tecidos mais profundos gerando energia sobre as camadas mais profundas da pele ocasionando a contração das fibras colágenas existentes e estimulando a formação de novas fibras, tornando-as mais eficientes na sustentação da pele, sendo uma terapia segura e aplicável a todos os foto tipos cutâneos.



A tecnologia inovadora do sistema radiofrequência tripollar combinada num só dispositivo, os fluxos de corrente de radiofrequência que circulam entre três polos (elétrodos) que aquecem em simultâneo as camadas superficiais e profundas da pele. A intensidade da corrente que circula entre os três polos transmite uma densidade de alta potência sobre a área a ser tratada, proporcionando ótimos resultados.
Como é aplicada a radiofrequência?

                   
Fonte Google acadêmico

O objetivo de cada sessão é elevar a temperatura da pele e do tecido subcutâneo de 39°C a 42°C e mantê-la por um período de pelo menos 8 minutos, sendo assim é aplicado a vaselina no local a ser tratado, e passado o transdutor (ponteira) que deve ser passada com movimentos circulares o tempo todo a fim de distribuir bem o calor por toda a pele, e durante o tratamento é verificando constantemente a temperatura da região com auxílio de um termômetro a laser diversas vezes para garantir que ela chegue a 40-42 graus Celsius e não ultrapasse esse nível de temperatura para não queimar a pele. A radiofrequência pode ser realizada em todas as regiões do corpo e face, exceto região da tireoide.
 Como a radiofrequência age em nosso organismo?



                                        Ação da radiofrequência na pele fonte Google acadêmico.



A radiofrequência faz o aumento da circulação sanguínea, além da elevação da temperatura que produz vasodilatação local, também há estímulo do aporte de nutrientes e oxigênio, atuando na célula de gordura, melhorando seu metabolismo, aumentando a oferta e a difusão de nutrientes, diminuindo o estoque de energia (triglicerídeos) e contribuindo para a redução de seu volume. Sendo assim a radiofrequência é indicada para tratamentos de flacidez e para remodelar o corpo,



atuando também no fibro edema gelóide (celulite) e que tem demonstrado sua eficácia na redução da pele com o aspecto de “casca de laranja”, é recomendado também nos tratamentos pós-lipoaspiração, rugas, cicatrizes, alopecia (queda excessiva de cabelo), olheiras, adiposidades, estrias, manchas e fibroses .

 
Todos podem fazer radiofrequência?



Infelizmente não, a RF é contraindicada em indivíduos com algum problema de sensibilidade, por exemplo diabéticos,  portadores de marca passo, grávidas, sobre glândulas que provoquem o aumento de hormônio como a tireoide, em focos infecciosos, hipertensão arterial, pacientes que estejam ingerindo vasodilatadores ou anticoagulante, hemofílicos e em estado febril, caso o indivíduo possua doenças do colágeno com queloide, e prótese metálica na região a ser tratada.


Para um resultado eficiente da RF é indicado no mínimo 10 sessões com intervalo de no mínimo uma semana entre uma sessão e outra, o preço dos pacotes podem variar de 350 a 500 reais.

Vamos ver um antes e depois do tratamento com radiofrequência.

 

                                                  Fonte Google acadêmico.

AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE TODOS OS BENEFÍCIOS DA RADIOFREQUÊNCIA QUE TAL MARCAR UMA AVALIAÇÃO COM UM ESTETICISTA ?

Referência Bibliográfica



Escrito por Emmanuelle Nonato com referências de :



BORGES, Fábio S. Dermato-funcional: Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. 2ed. São Paulo: Editora Phorte, 2010.



RIBEIRO, Claudio. Cosmetologia Aplicada a Dermoestética.2ªed. São Paulo: Pharmabooks, 2010.



GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J.; Fisioterapia Dermato- Funcional: Fundamentos, recursos e patologias. 3ª Ed ver e amp. São Paulo, 2004.

Imagens

http://www.aprimori.com.br/radiofrequencia/

http://clinicawulkan.com.br/tratamento-estetica-corporal-osasco/radiofrequencia-para-flacidez-pele/

Nenhum comentário:

Postar um comentário