sexta-feira, 21 de outubro de 2016


Limpeza de pele

Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele) fazem você estremecer em frente ao espelho? Eles são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa limpeza de pele.
A limpeza de pele é um dos procedimentos faciais mais procurados, em clinicas de estética.
O profissional precisa ter uma formação sólida e conhecimentos científicos teórico-práticos para realizar esse procedimento com fundamentação e segurança. O atendimento é feito em cabines de estética, centros de estética, clínicas dermatológicas e de cirurgia plástica, juntamente com uma equipe multidisciplinar.
Como é feita a limpeza de pele?
1. Higienização
É feita com loções e demaquilantes para retirar impurezas superficiais ou maquiagem.
2. Esfoliação
Realizada com cosméticos cheios de grânulos remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele.
3. Vapor/ mascara térmica
O rosto fica sob vapores de ozônio para abrir os poros. O gás também tem efeito bactericida e ajuda a preparar a região para as extrações.
4. Extração
Pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção, sem a necessidade de espremer com as mãos. Os cravos brancos e miliuns são retirados com uma microagulha esterilizada, por serem mais profundos. 

5. Alta frequência
 Atua no metabolismo celular, produzindo um aumento do mesmo, e melhora da oxigenação celular, isso se deve pela vasodilatação e consequentemente ao aumento do fluxo sanguíneo ela é Bactericida, Bacteriostática, Vasodilatador, Fungicida.

6. Máscara  
 Dura de 10 minutos a 20 minutos de acordo com as orientações do fabricante. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele.
7. Filtro solar
 Aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele.

Como deve ser o Ambiente de trabalho 
Ø   Deve sempre existir a preocupação com uma higiene impecável, começando pela limpeza no local até a utilização de materiais descartáveis, esterilizados, bem como de aparelhos em perfeitas condições de uso e de cosméticos registrados no Ministério da Saúde.
Ø   Deve ter piso antiderrapante e de fácil limpeza, paredes com tinta lavável, pia com torneira, sabonete e toalha descartável afixados na parede para lavar e secar as mãos. A cabine também deve ter tomadas, iluminações adequadas.
Ø     Os utensílios utilizados nos procedimentos devem ser armazenados, limpos e desinfetados da maneira correta. 
Ø  A maca deve ser higienizada com álcool 70% antes e após cada atendimento, além da troca do lençol descartável. 
Ø     Os aparelhos utilizados, como a lupa com tripé, o vapor de ozônio, a alta frequência e a lâmpada de wood devem ter registro na ANVISA e estar em condições adequadas ao uso. 



Ø    Utensílios como o extrator de comedões,espátula e a cubeta devem ser limpos com água e sabão, e em seguida desinfetados com álcool 70%. O armazenamento deve ser feito em local apropriado e exclusivo para isso, livre de umidade. 
Ø    Materiais perfurocortantes, como a agulha que pode ser utilizada na extração dos miliuns, devem ser descartados em coletores específicos para perfurocortantes, evitando possíveis contaminações.
Ø     Esponjas, gazes, algodão, luvas e touca não são reaproveitáveis, podendo ser descartados no lixo comum.

Postura e cuidados do profissional
Ø  O profissional precisa de treinamentos constantes para se manter atualizado sobre novos produtos e técnicas, bem como a criação de protocolos a modo de demonstrar para o cliente maior credibilidade no serviço prestado. Jamais devemos  prometer resultados para as clientes que não podem ser  cumpridos.

Ø  A ficha de anamnese é indispensável;.é importante que a cliente assine sua ficha, declarando  verdade a todas as perguntas contidas na avaliação e  responsabilizando pelas consequências da omissão de informações relevantes.


Ø  Também é relevante colocar nesse documento o que o cliente deverá fazer para que os resultados sejam melhores, como a utilização constante do protetor solar e o uso  home care.










http://www.culturaamazonica.com.br/2016/05/31/especialista-de-renome-internacional-ministra-workshop-sobre-limpeza-de-pele-em-manaus/


Referências Bibliográficas


PEREIRA, Maria de Fátima. RECURSOS TÉCNICOS EM ESTÉTICA. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2013. 440p. v.1.

Artigo:
Natanaene Cristine – Acadêmica do Curso de Estética e Cosmética, Centro
Universitário de Belo Horizonte– UNIBH.

3 comentários: