sexta-feira, 23 de setembro de 2016


MASSAGEM  MODELADORA

Fonte:http://www.dicasparaperderpeso.com.br/wp-content/uploads/2013/04/massagem-redutora-emagrece

A massagem modeladora é feita com movimentos mais fortes e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele. A atribuição de que ela quebra  gorduras é controversa, já que muitos médicos afirmam que é impossível quebrar a gordura apenas com o movimento das mãos. Mesmo assim, a massagem atua também na circulação, melhorando o metabolismo da região. Dessa forma, ela acaba sendo eficiente contra a celulite,  mas apenas nos graus leve e moderada. Podem ser usados acessórios para aumentar a intensidade da massagem como: rolos com pequenas ventosas, bolinhas com texturas, luvas com texturas, entre outros.
A massagem deve ser feita por um profissional da área de confiança, para que não deixe hematomas de acordo com  a Lei 12.592, de 18 de Janeiro 2012.

Indicações
As principais finalidades da massagem modeladora são ativar o metabolismo local, aumentar a circulação sanguínea e estimular respostas neuromusculares, o que dá a impressão de estar com o corpo mais rígido logo após o procedimento. Esse efeito também ajuda a reduzir celulite no local, apenas se ela for leve ou moderada. Porém, não se pode dizer que ela é capaz de quebrar gorduras, já que é impossível fazer isso com as mãos. É mais comum que a massagem acabe sendo feita com muita força e prejudique as fibras que sustentam a gordura, causando flacidez em longo prazo.

Cuidados após massagem modeladora

O ideal é tentar deixar os cremes usados na massagem na pele por até duas horas, para que eles possam agir por mais tempo e trazer benefícios para a pele. Realizar uma atividade física aeróbica nesse período é uma ótima pedida para potencializar os benefícios da massagem.

Contraindicações

Pessoas com cardiopatias ou hipertensão são contraindicadas, pois a massagem promove uma vasodilatação e isso pode aumentar a pressão arterial sistêmica.
Pessoas com febre também devem evitar, pois o procedimento eleva ainda mais a temperatura. Quem tem osteoporose pode sofrer fraturas ou micro fraturas por causa da fragilidade óssea.
Varizes e fragilidade capilar também são contra indicadas pelos movimentos vigorosos que podem romper os vasinhos (que causará hematomas) e em casos mais graves de varizes, um vaso mais calibroso pode ser prejudicado.
Gestantes também são contraindicadas para essa massagem.
MASSAGEM MODELADORA  X  DRENAGEM LINFÁTICA

Conhecer as diferenças entre as técnicas é fundamental para a eficácia de seu tratamento.
O principal objetivo da drenagem linfática é estimular o sistema linfático para aumentar a eliminação dos líquidos que às vezes ficam acumulados entre as células e o principal objetivo da massagem redutora é de remodelação corporal, melhora na circulação sanguínea, grande auxílio no tratamento de estria e perda de medidas em geral.

A grande diferença entre a drenagem linfática e a massagem modeladora está nos movimentos, pois enquanto a drenagem linfática utiliza manobras suaves e relaxantes, na massagem modeladora o terapeuta utiliza manobras muito mais intensas e repetitivas e em alguns casos gera até grande desconforto para quem recebe esta técnica.

Cuidados antes massagem modeladora
Como geralmente a massagem é realizada com cosméticos termogênicos (que aquecem e estimulam o metabolismo local), o ideal é que seja feita uma esfoliação corporal uma vez por semana, para que se consiga uma melhor penetração dos princípios ativos que estes cosméticos contêm.
Se a intenção for realizar a massagem no abdômen, o ideal é não comer antes da sessão, pois os movimentos vigorosos podem provocar refluxo ou mesmo vômito durante a massagem. Alimentação leve com jejum de uma hora e meia é o suficiente.

Referências bibliográficas:
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0910_0482_01.pdf


.


2 comentários: