sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Argiloterapia




Olá  seguidores !!! Hoje vamos falar sobre a  argiloterapia que também é conhecida como geoterapia, vamos abordar os benefícios de se fazer a argiloterapia na pele, que pode ser utilizadas tanto no rosto quanto no corpo, o procedimento faz com que a circulação seja ativada, podendo auxiliar no combate a fibro edema gelóide (celulite), fazendo com que os vasos sanguíneos tenham maior abertura e assim conseguindo manter a beleza de sua pele. Além de cuidar da pele, o procedimento também diminui a tensão, diminui a fadiga muscular, e elimina as toxinas do local onde é aplicado e retarda o envelhecimento, a máscara de argila também diminui a oleosidade da pele e hidrata de forma natural. O processo de aplicação da máscara na maioria dos casos é necessário utilizar um pincel que deve ser descartado após o uso devido as normas da ANVISA, pois evita que fique desigual as camadas de argila ou pode ser feita manualmente.
Cada tipo de argila tem suas propriedades, na maioria dos casos os profissionais levam em consideração à cor dessa argila, o profissional esteticista tem total capacidade pare realizar esse procedimento pois de acordo com o artigo 4 da lei 12 592 que diz que é permitido que o esteticista aplique máscaras de face, do pescoço, colo e corpo. Então sendo assim vamos ver o que cada cor de argila pode fazer na sua pele de forma diferente, conhecendo os benefícios que cada uma:


·         Argila Branca: apresenta propriedades cicatrizantes e antisséptica, que promovem a regeneração, limpeza e cicatrização da pele. Este tipo de argila é especialmente indicado para o tratamento da acne ou para o clareamento da pele, melhorando também a circulação sanguínea e efeito detóx. 

·         Argila Verde ou Cinza: são ricas em silício e zinco, o que faz com que apresentes propriedades adstringentes e purificadoras. Por esta razão, são especialmente indicadas para controlar a oleosidade, purificar a pele e tratamento da acne. Quando aplicadas no corpo, elas ajudam a melhorar a elasticidade da pele e a combater a celulite. 

·         Argila Vermelha: é rica em óxido de ferro, e por isso é especialmente indicada para o tratamento da vermelhidão e rubor facial. Apresenta propriedades tensoras, e uma ação que regula o fluxo sanguíneo e vascular. Quando aplicada no corpo, esta argila ajuda a reduzir a flacidez e a ativar a microcirculação. 

·         Argila Amarela: é rica em silício e potássio, apresentando propriedades que remineralizam o colágeno da pele por esta razão, esta argila nutre a pele em profundidade, ajudando na reconstituição celular e combatendo o envelhecimento da pele. É ótima para remover impurezas e purificar a pele.

·         Argila Roxa: é rica em magnésio, e por isso é ideal para melhorar o aspecto da pele, dando-lhe uma aparência mais jovem e radiante, possui uma ação iônica, estimulante e nutritiva. Também usada na eliminação de toxinas,  impurezas do corpo e para nutrição da pele. 

·         Argila Preta :Rica em enxofre, ela tem ação anti-inflamatória, redutora do estresse, desintoxicante  e adstringente. Por contribuir com a renovação celular da pele,  ajudando a amenizar manchas.


Agora que você conhece todos os benéficos da argiloterapia procure um profissional esteticista para realizar o seu tratamento!!!

Escrito por Emmanuelle Nonato com  Referência bibliográfica  de :
ANDRADE, Maria Lopes de. Argiloterapia. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2009.
AZOUBEL, Mathilde L. Argila Terapêutica. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2009
http://www.saudemedicina.com/argiloterapia
Imagens : Fonte Google acadêmico  

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL


                                          Fonte: www.drmoisesdemelo.com.br


O método de drenagem linfática manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa.
Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos.

 A drenagem linfática é basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover esse líquido de edema de volta à circulação sanguínea, são eles:
Evacuação: é o processo que se realiza em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los.

Captação: é a drenagem propriamente dita que é realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.

A Drenagem Linfática Manual consiste em terapia corporal de manobras leve, lenta e longa visando otimizar as funções do sistema linfático que é uma via secundária de acesso, em que líquidos, proteínas e pequenas células são devolvidas ao sistema venoso.

As manobras são realizadas com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo, sempre no sentido fisiológico do sistema linfático que é unidirecional (uma direção), a drenagem contribui com o sistema imunológico. A drenagem linfática é uma técnica que trabalha o sistema linfático, estimulando-o de maneira mais eficiente e ele funciona paralelamente ao circulatório. É formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para circulação sanguínea. Desta maneira, a drenagem atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los.

A drenagem Linfática deve ser realizada por um profissional da área que faça corretamente o processo de manobras, de acordo a Lei 12.592, de 18 de Janeiro 2012.

                                                                                                          
Quais indicações da Drenagem Linfática Corporal:

- Circulação de retorno comprometida;
- Tecido edemaciado;
- Varizes;
- Cicatrização;
- Menopausa;
- Cansaço nas pernas;
- Sistema nervoso abalado;
- Gestação;
- Celulite;
- Pré e pós cirurgia plástica;
- Linfedema
- Dores musculares
- Relaxamento
- Pós- Mesoterapia
- Hematomas
- Olheiras
- Rejuvenescimento
- Edemas palpebrais;
Quais as Contra-Indicações Parciais:

- Câncer diagnosticado e estabilizado;
- Insuficiência cardíaca controlada;
- Insuficiência renal crônica;
- Hipertensão
- Reação inflamatória crônica;
Quais as Contra-Indicações Totais:

- Câncer;
- Tromboflebite;
- Trombose;
- Septicemia;
- Hipertiroidismo;
- Reação inflamatória aguda;
- Insuficiência cardíaca não controlada;
- Processos viróticos;
- Febre;
- Gestação de alto risco;

- Hipertensão não controlada

P.S: Leitores(as) aguardem, logo postaremos a continuação da drenagem Linfática com Mitos e Verdades..... Até lá.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016


MASSAGEM  MODELADORA

Fonte:http://www.dicasparaperderpeso.com.br/wp-content/uploads/2013/04/massagem-redutora-emagrece

A massagem modeladora é feita com movimentos mais fortes e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele. A atribuição de que ela quebra  gorduras é controversa, já que muitos médicos afirmam que é impossível quebrar a gordura apenas com o movimento das mãos. Mesmo assim, a massagem atua também na circulação, melhorando o metabolismo da região. Dessa forma, ela acaba sendo eficiente contra a celulite,  mas apenas nos graus leve e moderada. Podem ser usados acessórios para aumentar a intensidade da massagem como: rolos com pequenas ventosas, bolinhas com texturas, luvas com texturas, entre outros.
A massagem deve ser feita por um profissional da área de confiança, para que não deixe hematomas de acordo com  a Lei 12.592, de 18 de Janeiro 2012.

Indicações
As principais finalidades da massagem modeladora são ativar o metabolismo local, aumentar a circulação sanguínea e estimular respostas neuromusculares, o que dá a impressão de estar com o corpo mais rígido logo após o procedimento. Esse efeito também ajuda a reduzir celulite no local, apenas se ela for leve ou moderada. Porém, não se pode dizer que ela é capaz de quebrar gorduras, já que é impossível fazer isso com as mãos. É mais comum que a massagem acabe sendo feita com muita força e prejudique as fibras que sustentam a gordura, causando flacidez em longo prazo.

Cuidados após massagem modeladora

O ideal é tentar deixar os cremes usados na massagem na pele por até duas horas, para que eles possam agir por mais tempo e trazer benefícios para a pele. Realizar uma atividade física aeróbica nesse período é uma ótima pedida para potencializar os benefícios da massagem.

Contraindicações

Pessoas com cardiopatias ou hipertensão são contraindicadas, pois a massagem promove uma vasodilatação e isso pode aumentar a pressão arterial sistêmica.
Pessoas com febre também devem evitar, pois o procedimento eleva ainda mais a temperatura. Quem tem osteoporose pode sofrer fraturas ou micro fraturas por causa da fragilidade óssea.
Varizes e fragilidade capilar também são contra indicadas pelos movimentos vigorosos que podem romper os vasinhos (que causará hematomas) e em casos mais graves de varizes, um vaso mais calibroso pode ser prejudicado.
Gestantes também são contraindicadas para essa massagem.
MASSAGEM MODELADORA  X  DRENAGEM LINFÁTICA

Conhecer as diferenças entre as técnicas é fundamental para a eficácia de seu tratamento.
O principal objetivo da drenagem linfática é estimular o sistema linfático para aumentar a eliminação dos líquidos que às vezes ficam acumulados entre as células e o principal objetivo da massagem redutora é de remodelação corporal, melhora na circulação sanguínea, grande auxílio no tratamento de estria e perda de medidas em geral.

A grande diferença entre a drenagem linfática e a massagem modeladora está nos movimentos, pois enquanto a drenagem linfática utiliza manobras suaves e relaxantes, na massagem modeladora o terapeuta utiliza manobras muito mais intensas e repetitivas e em alguns casos gera até grande desconforto para quem recebe esta técnica.

Cuidados antes massagem modeladora
Como geralmente a massagem é realizada com cosméticos termogênicos (que aquecem e estimulam o metabolismo local), o ideal é que seja feita uma esfoliação corporal uma vez por semana, para que se consiga uma melhor penetração dos princípios ativos que estes cosméticos contêm.
Se a intenção for realizar a massagem no abdômen, o ideal é não comer antes da sessão, pois os movimentos vigorosos podem provocar refluxo ou mesmo vômito durante a massagem. Alimentação leve com jejum de uma hora e meia é o suficiente.

Referências bibliográficas:
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0910_0482_01.pdf


.


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ELETROLIPÓLISE

Fonte: Google imagens.

O tecido adiposo é composto pelos adipócitos que tem como principal função, ser o depósito de ácido graxos em forma de triglicerídeos, sendo o maior reservatório energético. Possui as funções de: proteção dos órgãos vitais, proteção contra impactos, síntese de ATP (energia), regulamentação de temperatura, preenchimento e sustentação.
O excesso de gordura corporal e a ação hormonal podem levar ao depósito de tecido gorduroso em determinadas partes do corpo. No homem, o local preferencial é o abdômen e na mulher é a região do quadril. O excesso de gordura pode existir mesmo em pessoas sem excesso de peso, o que explica a presença de gordura localizada mesmo em mulheres aparentemente magras.
A eletrolipólise é destinada à redução de gorduras localizada, sendo que a sua aplicação se faz diretamente na área, gerando uma ação lipolítica destinada ao tratamento das adiposidades e acúmulos de ácidos graxos. É uma técnica que consiste na aplicação de corrente elétrica bidirecional de baixa frequência (por volta de 20Hz), através de agulhas, abaixo da pele durante um tempo de 60 minutos. O campo elétrico realizado na massa tissular ocasionado pelas agulhas altera a permeabilidade da membrana do adipócito, com isso aumenta a eliminação dos triglicerídeos intra-adipocitários para o interstício. 
A corrente elétrica que passa entre as agulhas provoca algumas modificações fisiológicas:
  • Efeito joule: a corrente elétrica, ao circular por um condutor, realiza um trabalho que produzirá certo tipo de “calor” ao atravessá-lo.
  • Efeito eletrolítico: o campo elétrico gerado por esta corrente na eletrolipólise induz o movimento iônico que traz consigo modificações na polaridade da membrana celular.
  • Efeito de estímulo circulatório: o ligeiro aumento de temperatura que se instala no local, contribui, em parte, para a instalação de uma vasodilatação, pois a corrente atua com estímulo direto nas inervações, promovendo uma ativação da microcirculação.
  • Efeito neuro-hormonal: quando se utiliza uma corrente específica de baixa frequência durante a eletrolipólise, produz uma estimulação artificial do sistema nervoso simpático, e como consequência ocorre a liberação de catecolaminas com o aumento da AMP cíclico intra-adipocitário e aumento da hidrólise dos triglicerídeos.

Técnica de aplicação

São usadas agulhas de acupuntura, fabricadas em aço inoxidável ou em prata, descartável, medindo de 0,25 mm a 0,3 de diâmetro com comprimento que variam de 1 cm a 3 cm, ou de 10 cm a 12 cm. Colocamos o paciente em posição confortável, com as áreas de tratamento expostas e desinfetadas, onde são introduzidas pares de agulhas de forma paralela no tecido adiposo. As mesmas são colocadas de modo que cubram toda a área a tratar, recomendamos que a distância não ultrapasse 10 cm, a fim de que não haja dispersão da corrente e os efeitos sejam diminuídos (utiliza, normalmente, 5 cm de distância entre as agulhas). É importante também que as mãos do operador estejam desinfetadas ou que o mesmo faça uso de luvas estéreis. Durante a sessão, é preciso aumentar progressivamente a intensidade da corrente para não ter acomodação mais respeitar o limite do paciente.
Após a sessão, pode aplicar algum tratamento complementar como eletroestimulação neuromuscular, drenagem linfática, carboxterapia, ultrassom, estimulação de pontos de acupuntura etc.
Para que o tratamento tenha melhor resultado, deve somar ao tratamento uma dieta hipocalórica e hidrosalina, controlada para favorecer a saída de água intracelular, assim como atividades físicas com característica aeróbicas, pois a corrente elétrica, ao estimular a lipólise, os triglicerídeos ficam disponibilizados para consumo, diante disso, é necessário que a ingestão calórica seja menor que os gastos energéticos diários.
As sessões podem ser semanais, e para que haja resultados, deve ocorrer um mínimo de seis sessões, podendo o tratamento alcançar até dez sessões, devemos levar em conta que os efeitos se prolongam durante umas semanas a mais, sendo que para julgar os resultados, temos que esperar ate 45 dias após o fim do tratamento.


Contraindicações da eletrolipólise:
  • Mioma uterino; câncer;
  • Toma de medicamentos com corticóides, progesterona e/ou beta-bloqueadores;
  • Hipertensão; hipoglicemia; diabetes;
  • Síndrome de Cushing; marcapasso cardíaco;
  • Hipotireoidismo; gravidez;
  • Epilepsia; insuficiência renal;
  • Alergia na zona a ser tratada;
  • Deficiência de cálcio, osteoporose.


Segundo a Lei nº 12.592, de 18 de Janeiro de 2012, art. 4 permite o esteticista a atuar com eletroterapias em geral para fins estéticos.


Referencias:
BORGES, F. S. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas, São Paulo: Phorte, 2006.
JUNQUEIRA E CARNEIRO, Histologia Básica editora Guanabara Koogan, 9º Ed., 1999, Rio de Janeiro.
ZARAGOZA, J. R. Electroestética. Madrid: Nueva Estética,1995.
ZANIN. C. E,; TOLENTINO. M. T.,; CEPEDA. C. C,; BUSNARDO L.V. Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise por acupontos associada ao trabalho aeróbico no tratamento da adiposidade abdominal grau I EM INDIVÍDUOS DO SEXO FEMININO COM IDADE ENTRE 18 E 25 ANOS. RUBS, Curitiba, v.1,n.2,p.64-71, mai-ago 2008.

GUIRRO, E. C. O; GUIRO, R. R, J. Fisioterapia Dermato-Funcional: Fundamentos, Recursos e Patologias. São Paulo: Manole, 2002.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016



Podólogo VS Manicure/Pedicuro

Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre estas duas profissões, e acabam adquirindo problemas graves nas unhas por ir ao lugar errado.
Cuidar das unhas não é só tarefa para mulheres, os homens também estão gostando de cuidar, não e só questão de moda, estética, mas sim questão de saúde, pois os pés são portas para doenças, fungos, bactérias e quem nunca se deparou com as terríveis unhas encravadas?
Irei explicar para vocês algumas diferenças destas duas profissões.


Podólogo é o profissional que estuda as patologias que afetam os pés, atua na prevenção, diagnóstico e tratamentos das patologias dos membros inferiores.
A podologia abrange diversas especialidades e áreas de intervenções, levando ao conhecimento e domínio de diagnósticos e tratamentos corretos.
 O podólogo identifica lesões, orienta tratamentos, em casos de patologias graves, faz encaminhamento para o médico especialista.
As doenças mais comuns são: calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissura, olho de peixe, onicomicose. O podólogo também tem o papel de orientar os clientes sob medidas a serem tomadas e sua prevenção.
Para exercer a podologia é obrigatório ter habilitação com certificado reconhecido pelo MEC, assinar um termo de responsabilidade e possuir um alvará de funcionamento para o local de procedimento.
Lembrando que o uso de equipamentos correto de biossegurança é indispensável como máscaras, jalecos, óculos de proteção, luvas, broca, bisturi, autoclave, alicate,matérias descartáveis.

Manicure/pedicure

Este profissional tem habilidades para o embelezamento das unhas como: hidratação e cuidado com as cutículas, lixamento, limpeza, esmaltar, decorar.
Todos os procedimentos devem ser feitos de forma profissional e ética.
Observe a organização do local;
  •        Ambiente com conforto térmico e ventilação adequada.
  •         Os mobilários devem ser de materiais resistentes.
  •          Materiais necessários para a correta lavagem das mãos.
  •        Os instrumentos devem ser higienizados, desinfetados ou esterilazados de acordo com as finalidades propostas.

Temos que ter o cuidado e não é falta de educação você perguntar a sua manicure como ela cuida dos materiais, e ao fim da sua sessão certifique-se que a profissional descartou todos os itens que usou no procedimento (os descartáveis: luvas, máscaras, toalhas de tnt, lixas, palitos de madeira)
Sabe aquela famosa bacia de água, estão entrando em extinção, tem pessoas que adoram colocar os pés na água morna e se pergunta o porque acabou com isso?
Água morna e um excelente lugar para proliferação de bactérias e fungos, eles amam esses lugares quentinhos.
Em muitos salões a bacia não existe mais,esta atitude esta correta, hoje é usada luvas descartáveis com emulsão amolecedora de cutículas e hidratante.
As manicures/pedicures não precisam ter curso superior, mas é mais viável,ir a uma profissional que tenha feito curso técnico ou em uma instituição especializadas, uma boa manicure jamais vai aceitar dar uma "cutucadinha" na sua unha encravada, não pense que é inexperiente, muito pelo contrário, esta profissional tem experiência o suficiente para saber que não deve mexer em unha encravada ou com qualquer outro tipo de patologia. Salvo se a sua manicure/pedicure tiver especialização em podologia
Agora sabemos um pouco de cada uma das duas profissões vamos procurar os profissionais certos.
É importante verificar as condições do local antes de iniciar qualquer procedimento e se todos os equipamentos e produtos possuem registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

                                    

                                             Fonte: http://www.peixeurbano.com.br/salvador/vipes-podologia/manicure-e-pedicuresyf

Fonte: http://quase.com.br/web/page?slug=ler-post&id=255&pslug=podologia-by-derme

Referencias bibliográficas:
Artigos:
Natanaene Cristine – Acadêmica do Curso de Estética e Cosmética, Centro
Universitário de Belo Horizonte– UNIBH.
RONCONI,Paulo Ricardo; BEGA,Armando.Podologia-bases clinicas e anatômicas ,2010.
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

TÉCNICA DE PREENCHIMENTO E ALONGAMENTO DE SOBRANCELHA



As sobrancelhas têm um grande impacto na composição estética do rosto e na proteção dos olhos do suor que escorre da testa. Para que elas estejam sempre harmoniosas é precisos cuidados... Atualmente, existe diversos procedimentos à escolher.



 Nem todas as mulheres possuem muitos pelos... outras aiinnndaaa..... possueemm sobrancelhas muuiiito ralinhas........ Pensando em como oferecer soluções para essa questão, chegou ao  mercado a técnica de alongamento e preenchimento de sobrancelhas, que consiste na aplicação de fios sintéticos ou naturais através de uma potente colagem, podendo assim criar volume, alongar e preencher falhas.

 Semelhante ao alongamento de cílios, a aplicação de fios com pinça de ponta fina e a colagem, um a um, deverá ser feita de acordo com o formato que se deseja, preenchendo as falhas e alongando o comprimento das sobrancelhas.

 O procedimento não deve ser realizado em pessoas portadoras de alopécias e pacientes em tratamento de câncer (quimioterapia).

 Clientes que tenham as sobrancelhas micropigmentadas podem realizar o procedimento desde que as sobrancelhas já estejam completamente cicatrizadas.

 Tem duração de três semanas, em média. Com o tempo, os fios colados vão caindo naturalmente e uma manutenção com a reposição pode ser feita.

 Esse tempo vai depender dos cuidados que a cliente terá com as sobrancelhas e do tipo de pele: peles oleosas, por exemplo, têm uma durabilidade menor.

 CUIDADOS:
 - Não molhar as sobrancelhas nas primeiras 6 horas após a aplicação;
 - Não esfregar a região na hora do banho e depois com a toalha;
 - Não usar maquiagem nas sobrancelhas, pois elas podem enfraquecer a cola e acelerar a queda dos fios colocados;
 - Não puxar os fios que foram colados (os fios naturais podem sair também), deixe-os cair naturalmente.

 Os profissionais da estética, estão inseridos na área da saúde, dentre outras especializações, quando preparados também trabalham com qualquer procedimento ligado ao embelezamento dos cílios e  sobrancelhas, que valorizam a fisionomia feminina, além de deixar a cliente com uma auto estima elevada.

 BIBLIOGRAFIA:
 Eva Amaral - www.evaamaral.com.br - Especialista em sobrancelhas.
 SANTOS, H. Produtos para área dos olhos. Revista Cosmetics e toiletries. Outubro 2007, p27.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016


Criolipólise


Hoje em dia, existe uma constante e incansável busca pelo “corpo perfeito”, ainda mais com o verão se aproximando não é meninas? Nós vamos abrir o nosso blog com chave de ouro falando sobre a queridinha do momento, a Criolipólise e vamos te explicar tudinho!!
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a Criolipólise usa baixas temperaturas, em torno de -5 a -15°, para acabar com a gordura localizada sem que haja danos a derme ou epiderme levando apenas a apoptose dos adipócitos. A partir de vários estudos, essa técnica obteve liberação do FDA (Food and Drug Administration) em 2010 para aplicação nos flancos, a partir daí houve a liberação em várias áreas do corpo, podendo ser feita no abdômen, flancos, costas, culote, braços e etc.
 A esteticista coloca uma capa anti-congelante nas áreas que serão tratadas para proteger a pele do paciente do resfriamento, então o aparelho começa o processo de resfriamento e sucção durante 50 minutos e com isso a gordura é cristalizada e destrói as células adiposas que são eliminadas pelo sistema imunológico, via sistema linfático. Há uma redução de 20 a 30% na espessura superficial na área tratada em até noventa dias após uma aplicação. 
Esta técnica é indicada após uma avaliação, onde será analisado se o indivíduo a ser tratado possui hipersensibilidade ao frio, se passou por cirurgias recentes e se possui infecções ou feridas na área a ser tratada. Deve-se orientá-lo quanto à necessidade de dieta controlada e realização de atividades físicas, pois os exercícios físicos ajudam a mobilizar a gordura eliminando-a de uma forma mais rápida e eficaz.


Podemos ver no mercado atual uma grande procura para se realizar o procedimento, assim como uma grande oferta de tratamentos onde não se vê padronização do procedimento, gerando protocolos de atendimento duvidosos e inconsistentes. Isto tem proporcionado a divulgação de procedimentos terapêuticos criados e executados com pouco ou nenhum fundamento acerca dos aspectos fisiológicos e práticos envolvidos na Criolipólise.
Portanto meninas, podemos nos jogar nos tratamentos estéticos mas recomendamos cautela, que seja feito em uma clínica de confiança e realizado por um profissional capacitado, com treinamento para utilização do equipamento, pois poderá haver risco de queimaduras. De acordo com o Projeto de LEI Nº959/2003 Art. 4º das Leis Trabalhistas do SINDES - MG - O profissional de Estética está apto a aplicar essa técnica acompanhada da supervisão médica.


                                                      
                                                          Referências

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

AROMATERAPIA




Aroma terapia é aplicada no ramo da Fitoterapia, “Aroma” significa cheiro agradável e “terapia” que visa a cura de uma indisposição mental ou física. É uma prática terapêutica que utiliza das propriedades dos óleos 100% puros para restabelecer o equilíbrio e harmonia pessoal e de acordo com a Lei Federal n° 12.592/2012 (Parágrafo único: Cabeleireiro,Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador são profissionais que exercem atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial, corporal dos indivíduos. ) que regulamenta a profissão do esteticista este procedimento pode ser realizado por um profissional capacitado.

Inicia com a escolha dos óleos essenciais que serão utilizados, podemos dizer que é um auxiliar aos tratamentos alopáticos ou homeopáticos, individualizado que visa o bem estar completo do indivíduo e suas necessidades. Para cada pessoa é necessário realizar uma 
avaliação, física e psicológica antes de definir qual caminho seguir.

Pode ser realizada de várias maneiras, compressas, inalações, escalda pés, águas de banho, massagens, sendo realizada a escolha dos óleos essências de acordo com a finalidade da terapia. Quando falamos em inalação precisamos pensar que as propriedades desses óleos chegarão diretamente ao nosso sistema nervoso central o qual irá processar as informações e enviar sinais para todas as partes do corpo o quais irão executar as informações recebidas. Por exemplo, em um processo infeccioso, utilizamos a inalação de óleo de limão e tea Tree, o cérebro receberá a informação para ativar a resposta imune do corpo ativando as células de defesa (glóbulos brancos principalmente) as quais se encaminharão para o local da infecção combatendo a mesma e restaurando a saúde do corpo.

Escolha dos óleos essenciais:

  • ·         Para reduzir o estresse: cedro, alecrim, palma rosa.
  • ·         Para reduzir a ansiedade: lavanda, camomila e ylang-ylang.
  • ·         Para se acalmar: camomila, jasmim, lavanda, citronela, palma rosa, bergamota, tangerina e pau rosa.
  • ·         Para ter mais energia: pimenta negra, hortelã pimenta, carda, momo, cravo, canela, hortelã do Brasil, tomilho, gengibre e manjericão.
  • ·         Para reduzir a ansiedade: lavanda, camomila e ylang-ylang.

O procedimento deve ser realizado por um  profissional qualificado pois o esteticista que trabalha com a arte da aroma terapia deve ser sensível para saber identificar quais as reais necessidades dos clientes visando o bem do indivíduo por completo.