sexta-feira, 4 de novembro de 2016


Alta frequência 


Olá seguidores hoje vamos falar sobre a alta frequência um aparelho muito simples que nos oferece muitos benefícios ...
A alta frequência era um procedimento muito usado para combater a candidíase, que é uma infecção causada por fungos onde podem acometer a boca, orofaringe, a vagina e o trato gastrintestinal, e nisso os pesquisadores e médicos concluíram que o aparelho gerador de alta frequência proporcionou um efeito fungicida e seria mais um recurso para ser utilizado no tratamento de afecções na pele causadas por microrganismos.
 A alta frequência também apresenta efeito cicatrizante, térmico, vasodilatador, anti-inflamatório, e bactericida. O aparelho de alta frequência produz correntes elétricas alternadas que podem apresentar frequência entre 100.000 e 200.000 Hz, com uma tensão que oscila entre 25.000 e 40.000 V, quanto à intensidade, normalmente se busca o máximo de faiscamento e ou luminosidade de eletrodo, associado ao conforto e ou à tolerância do cliente. A esteticista deve ter cuidado com a  junção entre o eletrodo e o porta-eletrodo não deve tocar a pele do cliente, nem ser tocada pela mesma, pois há a possibilidade de um choque elétrico muito forte. 

http://www presmam.com.br/eletrodo_hf.asp.


O aparelho possui diferentes tipos de eletrodos de vidro, o de forma de pente por exemplo foi desenvolvido para tratamentos capilares, com gás ou ar rarefeito em seu interior que determinam a fluorescência, a função do gás é conduzir o fluxo da corrente, enquanto a fluorescência é causada pela passagem da corrente que ioniza as moléculas do gás e em decorrência desse processo e da passagem de ondas eletromagnéticas pelo ar, há a formação de ozônio (O3 ) na superfície do eletrodo sendo assim o ozônio liberado melhora a oxigenação e o metabolismo celular por meio da vasodilatação e produz um aumento da resposta  antioxidativa, contribuindo de forma efetiva no tratamento de lesões da pele  causadas por diferentes microrganismos.




Indicações

Na estética a alta frequência é indicado para  em procedimentos faciais como na limpeza de pele principalmente após a extração para um efeito cicatrizante e bactericida, para cauterização de pústula e peles acnéicas, em tratamentos de rejuvenescimento devido o aumento do metabolismo celular, e para permeação de ativos, na podologia é utilizado para desinfecção de lesões podais como frieiras, verrugas, micoses, e cutículas inflamadas, no couro cabeludo se utiliza  como estimulante nos vasos capilares, bulbos e a raiz do cabelo é  usado para tratamento de alopecias, e prevenindo a queda de cabelos, e é utilizado também para tratamentos  pós-depilação para evitar a foliculite, os tratamentos habituais, seja de face ou coro cabeludo duram em média de 3 a 5 minutos  podendo chegar a 10 minutos, quando a aplicação se dá no corpo, o tempo de aplicação pode variar de acordo com o tamanho da área a tratar.
Os eletrodos devem ser higienizados com papel e álcool 70% quando utilizados de um cliente para o outro,  e o profissional da estética tem total liberdade para utilizar esse aparelho pois de acordo com art. 4 da lei 12.592 que diz o esteticista pode utilizar da eletroterapia em geral para fins estéticos.

Contra Indicações
A alta frequência  é contra indicado para portadores de marca-passo, neoplasias (câncer), pessoas cardíacas, com distúrbios de sensibilidade, epiléticos, diabéticos descompensados, pele com cosméticos inflamáveis, portadores de pinos ou placas metálicas no local da aplicação, e gestantes, e também devemos ter um cuidado maior com pessoas que tem rosácea, e ou que tenham extrema sensibilidade ao calor.


Escrito por Emmanuelle Nonato com
Referências bibliográficas de :
Borges FS, Borges FBS. Alta frequência. In: Borges FS. Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006.
Oliveira LMN. Utilização do ozônio através do aparelho de alta frequência no tratamento da úlcera de pressão. Rev Bras Ciênc Saúde. 2011;9(30):41-6.
Almeida E, Assalin MR, Rosa MA, Durán N. Tratamento de efluentes industriais por processos oxidativos na presença de ozônio. Quím Nova. 2004;27(5):818-24
Velano HE, Nascimento LC, Barros LM, Panzeri H. Avaliação in vitro da atividade antibacteriana da água ozonizada frente ao Staphylococcus aureus. Pesq Odontol Bras. 2001;15(1):18-22.
https://www.mundoestetica.com.br/esteticageral/alta-frequencia/
https://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/25596/alta-frequencia

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DRENAGEM LINFÁTICA / CONTINUAÇÃO

                                     Fonte: http://www.newvisioncabeleireiros.com.br

Olá, blogeiras!

Foi postado no dia 28/09/16 sobre a drenagem linfática, agora segue continuação.
Mitos e verdades e diferença entre drenagem linfática e massagem relaxante....

Aproveitem!!!!


                           
                               Fonte: http://vivabemvivafeliz.com.br/mito-ou-verdade/

Drenagem ajuda a diminuir celulite

Verdade. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos, e é nisso que a drenagem ajuda.
A retenção não permite a oxigenação do tecido, dando origem aos nódulos. No entanto, a drenagem funciona de maneira mais efetiva no começo do problema.

Drenagem emagrece              

Mito.  A drenagem linfática ajuda, na verdade na eliminação de líquidos retidos e na liberação de toxinas, não havendo perda de gordura.
Para perda de gordura e emagrecer, é preciso uma rotina saudável, como alimentação balanceada, ingestão adequada de água e exercícios físicos.


Quem tem problema venoso não pode fazer

Verdade. Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento. Mas é indicado sempre consultar um médico antes de qualquer decisão.

Beber água antes da drenagem potencializa os efeitos da massagem

Verdade. Antes e depois da massagem, a água ajuda a melhorar a retenção de líquido e eliminar toxinas, a água é importante sempre.


Drenagem precisa ser feita com creme ou óleo

Mito. O uso de creme ou óleo irá atrapalhar na manobra, já que precisa ser realizada de forma que as mãos não deslizem e sim a mobilização da pele.

A drenagem Linfática dói ou pode deixar marcas roxas?

Mito. A Drenagem Linfática não dói nada (somente no pós-operatório pela condição inflamatória do tecido). A Drenagem linfática manual é realizada com movimento leve, longo e lento e sem exercer muita pressão (essa deve ser leve a moderada) e muito menos ocorrer hematomas ou equimoses.


Gestantes podem fazer drenagem Linfática Manual?

A retenção de líquidos é uma situação característica da gestação e, o profissional que acompanha o pré-natal da gestante pode indicar a drenagem. Atenção!!!Nada de drenagem antes de completar 3 meses de gestação.


Drenagem manual é mais eficaz do que a feita com aparelhos?

Verdade. A drenagem linfática manual é mais eficaz, afinal é mais fácil regular a pressão e a velocidade das mãos do que de um aparelho. Além disso, as manobras podem ser mais bem calculadas.

Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM

Verdade.  Drenagem pode fazer milagres para a tensão pré-menstrual. Atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço, que é um dos sintomas da TPM, ajuda no controle da ansiedade e ter um efeito relaxante.



                              Massagem Relaxante X Drenagem Linfática Manual
         
  
                                      Fonte: http://marianavenite.com.br/estetica


Vamos conhecer as diferenças entre as técnicas, pois é fundamental para a eficácia do tratamento.

O principal objetivo da drenagem linfática é estimular o sistema linfático para aumentar a eliminação dos líquidos que às vezes ficam acumulados no interstício e o principal objetivo da massagem redutora é de remodelação corporal, melhora na circulação sanguínea.

A grande diferença entre a drenagem linfática e a massagem modeladora está nos movimentos, pois enquanto a drenagem linfática utiliza manobras leves, longa e lenta, na massagem modeladora o terapeuta utiliza manobras muito mais intensas e repetitivas e em alguns casos gera até grande desconforto para quem recebe, nesta técnica é utilizado o óleo ou creme.

OBS: Caras Leitoras ao procurar um profissional da área para realização da Drenagem Linfática e outros procedimentos estéticos, verificarem a Biossegurança do local como: higienização do ambiente, de macas, se o ambiente é próprio para a realização do procedimento, descarte adequado de materiais, utilização de luvas descartáveis, data de validade dos cosméticos.

                                      Resultado de imagem para sigame
                                         Fonte: www.sigame-app.com

Referências:

http://www.massagem.net/2016/01/16/conheca-os-beneficios-da-drenagem-linfatica-e-suas-contra-indicacoes/

Artigo:
Adriana de Jesus Silva – Acadêmica do Curso de Estética e Cosmética, Estoril.
Universitária de Belo Horizonte - UNIBH

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

   Fim das estrias com Striort!!


              Fonte: http://www.striort.com.br/

Promete eliminar até 80% das estrias brancas já na primeira sessão, claro que como tudo na vida, a eficácia desse procedimento dependerá do profissional, produtos e tecnologias utilizadas e do organismo de cada um. As sessões são realizadas com um intervalo de aproximadamente 30 dias e o resultado prometido é satisfatório, mas o uso de produtos que estimulam a regeneração celular e a cicatrização do local são imprescindíveis para um bom resultado.
 É um método diferente, não invasivo e não-cirúrgico. A técnica foi desenvolvido pela fisioterapeuta e esteticista Dra. Ana Carolina Almeida.
 O Striort surge como um procedimento dirigido, principalmente, para aquelas estrias antigas, branquinhas que achamos que não tinham mais saída. Vamos entender primeiro
o que seria essa ‘estética ortomolecular’. No início da década, a medicina ortomolecular ganhou fama ao defender o uso de suplementos vitamínicos, minerais, enzimas, aminoácidos e alguns extratos de plantas aliados a dietas ricas em nutrientes. O objetivo é neutralizar os radicais livres, formados a partir da oxidação que ocorre, naturalmente, no nosso corpo e que prejudicam o funcionamento das células, gerando um efeito visível na saúde da pele, cabelos e unhas. Com base nessa constatação, foi criada a Estética Ortomolecular, que também se apóia na prescrição de dieta equilibrada e suplementos para cuidar da aparência, porém focando principalmente no auxílio do uso tópico de produtos Ortomoleculares.
Sabemos que estrias são o rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela elasticidade). São lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Quando as estrias estão brancas é porque houve a interrupção da passagem da corrente sanguínea por aquela região e o método Striort consiste em um aparelho a vácuo, combinado com loções com princípios ortomoleculares que a partir do momento em que é passado na pele, ‘puxa’ o sangue para a superfície estimulando a passagem da corrente sanguínea novamente para a região, tornando as estrias vermelhas e tratáveis. A partir do momento em que as estrias estão vermelhas é como se uma nova cicatriz fosse formada naquela região e  acompanhamentos com o esteticista são necessários para auxiliar no desaparecimento da mesma e de acordo com a Lei Federal n° 12.592/2012   .
Como funciona a técnica?
A técnica usa produtos ortomoleculares e vacuoterapia que gera uma estimulação na pele, por meio de um sistema que lança um fluxo de sucção. Tendo uma duração de 40 minutos, onde são realizadas apenas 3 atendimentos e os resultados são visíveis já no primeiro atendimento.


Fonte: https://i.ytimg.com/vi/1eB1GjsFZDk/maxresdefault.jpg

O que são produtos ortomoleculares?
Ortomolecular significa correção das moléculas do corpo para tratar determinadas patologias e problemas estéticos, buscando organizar as moléculas do corpo para que funcionem melhor.
Os produtos não agem apenas superficialmente e de forma localizada mas penetram profundamente nas camadas internas dos tecidos trazendo reequilíbrio orgânico.
Cada produto é na verdade um condensado de produtos formulados a partir de plantas, vitaminas, oligoelementos, aminoácidos e óleos nobres semelhantes aos lipídios da pele.
Indicação e contra- indicação?
O Striort surge como um procedimento dirigido, principalmente, para aquelas estrias brancas. Onde no período gestacional e de lactação é contra- indicado o uso do mesmo.
 O tratamento de estrias é complexo por não existir a cura para as mesmas ainda. Porém, o método Striort vem mudando não só a vida dos profissionais que trabalham com o tratamento, como a autoestima dos pacientes, pois resultados são visíveis já na primeira sessão!
Escrito por: Denise Seabra de Castro, aluna da UNI-BH


Referências Bibliográficas:
http://www.striort.com.br/
https://i.ytimg.com/vi/1eB1GjsFZDk/maxresdefault.jpg

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

MICROCORRENTES


Fonte: http://www.slimcorp.com.br/clinica/tratamento/facial/microcorrentes-facial

Olá pessoal! Iremos falar hoje sobre a microcorrente, mais também pode ser conhecida como MNES (Micro Eletro Neuro Excitação), MET (Microcurrent Electrical Therapy), MTC (Microterapia Celular).

É  uma terapia que utiliza corrente polarizada, galvânica, com níveis baixos de intensidade de corrente que é determinado como microampère (µA).  É mil vezes menos intensa que as outras eletroterapias por isso ela não deve causar nenhuma dor ou mesmo desconforto para a cliente.

Ela se comunica diretamente com as células do nosso organismo, aumentando nosso metabolismo local em ate 500% de sua produção natural, trabalhando também na síntese de proteínas como o colágeno e elastina, promove regeneração nas células, aumenta a circulação sanguínea local, com isso, aumenta a oxigenação celular, tonificando o tecido e combatendo a flacidez.

A microcorrente pode ser aplicada usando os eletrodos comuns, como borracha de silicone ou autoadesivos, ou com eletrodos em forma caneta. O tempo de aplicação vai depender do objetivo do tratamento diagnosticado na ficha de anamnese (é uma entrevista onde o profissional faz várias perguntas ao cliente para identificar qual o melhor tratamento) . Ela pode ser aplicada no corpo todo e também no rosto. A principal característica desse tratamento é o uso de correntes com amplitude ajustada em até 600 microampéres.

O número de sessões depende do objetivo do tratamento. Os efeitos das microcorrentes são acumulativos, ou seja, vão aparecendo no decorrer das sessões. Normalmente deve-se realizar várias sessões para que sejam alcançados os resultados desejados, no mínimo 10, com a periodicidade de até duas vezes na semana.

Indicações da microcorrente
Tratamento de revitalização cutânea; reparação tecidual; em caso de normalização de tecido, edema, etc; estrias; tratamentos em quadro acneico, com ação anti-inflamatoria e cicatrizante; envelhecimento cutâneo; melhora dos quadros de rosácea.

Contra indicação
Tem contra indicações para epilepsia, gestantes, neoplasias, patologia circulatória, problemas cardíacos, próteses metálicas no local, infecção, dermatite e alergia à corrente.
Profissionais que podem aplicar a microcorrente : O tratamento pode ser feito por profissionais da área da saúde, como médicos, fisioterapeutas dermato funcionais e esteticistas.
Higienização dos eletrodos: higienizar com álcool à 70% sempre que for utilizá-los de um cliente para o outro.

Escrito por: Jéssica Rayane, aluna de Estética e Cosmética no Uni Bh

Referências

BORGES, Fábio dos Santos. Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: editora Phorte, 2006
PEREIRA, Franklin  Eletroterapia sem mistérios: editora Rubio, 2007.
OBAGI, Zein. E . Restauração e Rejuvenescimento da pele. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.
http://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/17960-microcorrente-tratamento-melhora-flacidez-muscular-e-da-pele

sexta-feira, 21 de outubro de 2016


Limpeza de pele

Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele) fazem você estremecer em frente ao espelho? Eles são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa limpeza de pele.
A limpeza de pele é um dos procedimentos faciais mais procurados, em clinicas de estética.
O profissional precisa ter uma formação sólida e conhecimentos científicos teórico-práticos para realizar esse procedimento com fundamentação e segurança. O atendimento é feito em cabines de estética, centros de estética, clínicas dermatológicas e de cirurgia plástica, juntamente com uma equipe multidisciplinar.
Como é feita a limpeza de pele?
1. Higienização
É feita com loções e demaquilantes para retirar impurezas superficiais ou maquiagem.
2. Esfoliação
Realizada com cosméticos cheios de grânulos remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele.
3. Vapor/ mascara térmica
O rosto fica sob vapores de ozônio para abrir os poros. O gás também tem efeito bactericida e ajuda a preparar a região para as extrações.
4. Extração
Pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção, sem a necessidade de espremer com as mãos. Os cravos brancos e miliuns são retirados com uma microagulha esterilizada, por serem mais profundos. 

5. Alta frequência
 Atua no metabolismo celular, produzindo um aumento do mesmo, e melhora da oxigenação celular, isso se deve pela vasodilatação e consequentemente ao aumento do fluxo sanguíneo ela é Bactericida, Bacteriostática, Vasodilatador, Fungicida.

6. Máscara  
 Dura de 10 minutos a 20 minutos de acordo com as orientações do fabricante. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele.
7. Filtro solar
 Aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele.

Como deve ser o Ambiente de trabalho 
Ø   Deve sempre existir a preocupação com uma higiene impecável, começando pela limpeza no local até a utilização de materiais descartáveis, esterilizados, bem como de aparelhos em perfeitas condições de uso e de cosméticos registrados no Ministério da Saúde.
Ø   Deve ter piso antiderrapante e de fácil limpeza, paredes com tinta lavável, pia com torneira, sabonete e toalha descartável afixados na parede para lavar e secar as mãos. A cabine também deve ter tomadas, iluminações adequadas.
Ø     Os utensílios utilizados nos procedimentos devem ser armazenados, limpos e desinfetados da maneira correta. 
Ø  A maca deve ser higienizada com álcool 70% antes e após cada atendimento, além da troca do lençol descartável. 
Ø     Os aparelhos utilizados, como a lupa com tripé, o vapor de ozônio, a alta frequência e a lâmpada de wood devem ter registro na ANVISA e estar em condições adequadas ao uso. 



Ø    Utensílios como o extrator de comedões,espátula e a cubeta devem ser limpos com água e sabão, e em seguida desinfetados com álcool 70%. O armazenamento deve ser feito em local apropriado e exclusivo para isso, livre de umidade. 
Ø    Materiais perfurocortantes, como a agulha que pode ser utilizada na extração dos miliuns, devem ser descartados em coletores específicos para perfurocortantes, evitando possíveis contaminações.
Ø     Esponjas, gazes, algodão, luvas e touca não são reaproveitáveis, podendo ser descartados no lixo comum.

Postura e cuidados do profissional
Ø  O profissional precisa de treinamentos constantes para se manter atualizado sobre novos produtos e técnicas, bem como a criação de protocolos a modo de demonstrar para o cliente maior credibilidade no serviço prestado. Jamais devemos  prometer resultados para as clientes que não podem ser  cumpridos.

Ø  A ficha de anamnese é indispensável;.é importante que a cliente assine sua ficha, declarando  verdade a todas as perguntas contidas na avaliação e  responsabilizando pelas consequências da omissão de informações relevantes.


Ø  Também é relevante colocar nesse documento o que o cliente deverá fazer para que os resultados sejam melhores, como a utilização constante do protetor solar e o uso  home care.










http://www.culturaamazonica.com.br/2016/05/31/especialista-de-renome-internacional-ministra-workshop-sobre-limpeza-de-pele-em-manaus/


Referências Bibliográficas


PEREIRA, Maria de Fátima. RECURSOS TÉCNICOS EM ESTÉTICA. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2013. 440p. v.1.

Artigo:
Natanaene Cristine – Acadêmica do Curso de Estética e Cosmética, Centro
Universitário de Belo Horizonte– UNIBH.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

CORRENTE RUSSA

Todos as mulheres querem ficar com o corpo perfeito, lindas e com auto estima. Hoje existem muitos aparelhos elétricos que vão deixar seu corpo do jeito que sempre sonhou. 
A corrente russa é um procedimento estético que visa intensificar a tonificação e definição de seu corpo. A intervenção estética é realizada com o auxílio de um aparelho de eletroterapia.
A realização da corrente russa ocorre através de cintas elásticas e vários eletrodos que são posicionados estrategicamente nas regiões a ser tratada, essas cintas são ligadas ao aparelho central por meio de fios. A corrente elétrica utilizada é modulada, de baixa frequência, com baixa voltagem e pequena intensidade.O estímulo elétrico é aplicado por 0 a 10 segundos por intervalo de até 10 segundos.As emissões de corrente nos canais podem ser: Sincronizado, alternado, sequencial (drenagem de líquidos) e contínuo.

  Fonte: www.estéticaespaçobellaforma.com.br

Duração
O tempo de aplicação pode variar de 1 a 60 minutos, mas o indicado é no mínimo 20 minutos e no máximo 40 minutos.

Efeitos da corrente russa
A Corrente Russa é capaz de remodelar o corpo, combatendo a flacidez de várias origens de forma rápida e eficaz. Só para se ter uma idéia, dez minutos de Corrente Russa sobre o abdômen equivalem a 400 abdominais realizadas de forma correta, pois, com o uso da corrente, há um recrutamento de 40% a mais das fibras musculares do que no exercício comum. Sendo assim, ela é capaz de remodelar o corpo, diminuindo a flacidez, aumentando o tônus muscular e trazendo melhora para a celulite de forma rápida e eficaz

Tratamento
O tratamento indicado deve ser feito com pelo menos 10 sessões. Recomenda-se que sejam feitas de 2 a 3 sessões por semana, pois assim os efeitos poderão se tornar mais evidentes e melhor reconhecidos. O numero de sessões recomendado é relativo, pois pode variar de acordo com o condicionamento, necessidade e objetivo particular de cada pessoa.
A combinação de hábitos saudáveis, incluindo a dedicação plena nos exercícios físicos e dieta equilibrada otimizará seus resultados.

Indicações
Diminuir a flacidez muscular de: abdômen, glúteos, membros inferiores/superiores, região interna da coxa, pós parto, pós emagrecimento, pré e pós lipoaspiração, reeducação postural, estimulação do fluxo sanguineo e linfático.

Contra indicações
Portadores de marca-passo, doenças cardiovasculares, problemas de pressão. (alta/baixa), problema renal cronica, epilepsia, patologia pulmonar (efisema), patologias circulatórias (flebites, varizes, embolias e tromboflebites), febre, tumores, implantes metálicos, lesões tendinosas e ligamentares, gravidez ( risco à gestante e ao bebê).

Onde fazer?
Você pode buscar pela corrente russa em clinicas estéticas. Elas disponibilizam seus telefones de contato na internet, faça uma visita no local e avalie as condições oferecidas pelos estabelecimentos e referencias dos profissionais envolvidos (qualificações profissionais), Isso trará segurança para você.

Bibliografia
Robinson,Robinson, A. J. & Snyder-Mackler,Mackler, L. - ELETROFISIOLOGIA ELETROFISIOLOGIA CLÍNICA - Eletroterapia Eletroterapia e teste eletrofisiológico eletrofisiológico - Ed. Artmed - 2ª Ed. - Porto Alegre - 2001- pp. 68; 105-108;115;126;137;147

 Santos, Ângela Santos, Ângela - FISIOTERAPIA ESTÁTICA - Novartis Biociências S.A. - São Paulo – 1998.










sexta-feira, 14 de outubro de 2016



Depilação a Laser

Hoje você vai se amarrar no assunto do nosso blog, a Depilação a Laser, como nos dias de hoje tem-se uma variação de depilações cada vez maior, nós vamos explicar como é a depilação a laser e nos próximos posts vamos fazer um comparativo com os outros tipos de depilação pra te deixar cada vez mais por dentro então não perde!!!



Fonte: http://modaebeleza.org/depilacao-a-laser/

A depilação é simplesmente uma técnica que faz a retirada dos pêlos do nosso corpo, não só por razões estéticas mas também por higiene, razões médicas ou costume. Ao longo da história tem sido cada vez mais comum a depilação masculina, com a retirada de pêlos até pouco tempo atrás considerados símbolo de masculinidade e poder.


Fonte: https://sojunk.wordpress.com/2013/05/02/depilacao-feminina-atraves-das-decadas-qual-sera-a-melhor/

Os métodos de depilação definitiva têm sido cada vez mais procurados, sendo o termo definitivo mal empregado, pois mesmo eliminando grande parte dos pelos, é necessária a manutenção, não existindo até hoje método que elimine definitivamente todos os pêlos.
De acordo com Borges (2004), o paciente ideal para a depilação a laser é aquele que apresenta pele clara e pêlo escuro, pois o calor utilizado nesse tipo de procedimento, além de destruir o bulbo piloso, pode destruir a melanina na epiderme, causando assim, efeitos indesejados como queimaduras, cicatrizes e discromias.
Para evitar esses problemas podemos utilizar a tabela de classificação de Fitzpatrick abaixo:

Fonte: http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/144/Comparacao-do-fototipo-entre-caucasianos-e-orientais 


O termo LASER é um acrônimo inglês: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation; e significa a amplificação da luz por emissão de radiação estimulada. Existe sempre uma fonte de energia (geralmente elétrica) que estimula átomos num meio líquido, gasoso ou sólido que dá nome ao LASER (diodo, neodímio, yag, alexandrita, entre outros. Estas moléculas quando estimuladas, se organizam e saem ordenadamente pela extremidade do LASER, atingindo a pele e provocando um dano que é o objetivo do tratamento.
O laser utiliza a emissão de energia luminosa (luz) para destruir o folículo do pêlo e o próprio pelo. Com o processo, os pêlos vão desaparecendo e espaçando, a cada sessão, proporcionando um resultado cada vez mais extenso. São necessárias várias sessões, pois os pelos podem estar em uma de suas três fases, a de crescimento, a intermediária ou a de repouso. 
Dependendo da fase, o pelo será atingido ou não pela depilação a laser. Outras sessões serão necessárias para atingir aqueles que estavam numa fase não propícia. Como o laser também atinge o folículo piloso, a capacidade de gerar um novo pelo é reduzida, contribuindo para que o pelo não volte a nascer.




Nós esteticistas podemos aplicar a depilação a laser?


De acordo com o Art4ª - Compete ao Técnico em Estética atuar nas seguintes atividades: 
. Analise e anamnese.
. Higienização e limpeza de pele profunda;
. Tratamento de acne simples com técnicas cosméticas;
. Tratamento de manchas superficiais de pele;
. Procedimentos pré e pós-cirúrgicos como drenagem linfática, eletroterapia facial, massagens relaxantes aplicação da cosmetologia apropriada;
. Auxilio ao médico dermatologista e cirurgião plástico nos tratamentos pós-procedimentos dermatológicos, bem com pré e pós-operatórios em cirurgia plástica;
. Auxílio aos setores de dermatologia em ambulatórios hospitalares dos centros de tratamento de queimaduras nas recuperações de pacientes queimados;
. Esfoliação corporal, bandagem, massagens cosméticas, banhos aromáticos e descoloração de pêlos;
. Drenagem linfática corporal;
. Eletroterapia geral para fins estéticos;
. Depilação eletrônica ou sem uso de equipamentos eletrônicos;
. Mascaras de face do pescoço e do colo;
. Maquilagem;
. Tratamento das mãos e dos pés;
. Hidratação corporal;
. Atividades inerentes ás competências a habilidades adquiridas nos estudos com concentração em estética ou cosmetologia ministrados por Escolas Oficias ou reconhecidas na forma da lei.



Então é isso galera, as esteticistas podem SIM aplicar o laser de acordo com o artigo 4!!!!