sexta-feira, 4 de novembro de 2016


Alta frequência 


Olá seguidores hoje vamos falar sobre a alta frequência um aparelho muito simples que nos oferece muitos benefícios ...
A alta frequência era um procedimento muito usado para combater a candidíase, que é uma infecção causada por fungos onde podem acometer a boca, orofaringe, a vagina e o trato gastrintestinal, e nisso os pesquisadores e médicos concluíram que o aparelho gerador de alta frequência proporcionou um efeito fungicida e seria mais um recurso para ser utilizado no tratamento de afecções na pele causadas por microrganismos.
 A alta frequência também apresenta efeito cicatrizante, térmico, vasodilatador, anti-inflamatório, e bactericida. O aparelho de alta frequência produz correntes elétricas alternadas que podem apresentar frequência entre 100.000 e 200.000 Hz, com uma tensão que oscila entre 25.000 e 40.000 V, quanto à intensidade, normalmente se busca o máximo de faiscamento e ou luminosidade de eletrodo, associado ao conforto e ou à tolerância do cliente. A esteticista deve ter cuidado com a  junção entre o eletrodo e o porta-eletrodo não deve tocar a pele do cliente, nem ser tocada pela mesma, pois há a possibilidade de um choque elétrico muito forte. 

http://www presmam.com.br/eletrodo_hf.asp.


O aparelho possui diferentes tipos de eletrodos de vidro, o de forma de pente por exemplo foi desenvolvido para tratamentos capilares, com gás ou ar rarefeito em seu interior que determinam a fluorescência, a função do gás é conduzir o fluxo da corrente, enquanto a fluorescência é causada pela passagem da corrente que ioniza as moléculas do gás e em decorrência desse processo e da passagem de ondas eletromagnéticas pelo ar, há a formação de ozônio (O3 ) na superfície do eletrodo sendo assim o ozônio liberado melhora a oxigenação e o metabolismo celular por meio da vasodilatação e produz um aumento da resposta  antioxidativa, contribuindo de forma efetiva no tratamento de lesões da pele  causadas por diferentes microrganismos.




Indicações

Na estética a alta frequência é indicado para  em procedimentos faciais como na limpeza de pele principalmente após a extração para um efeito cicatrizante e bactericida, para cauterização de pústula e peles acnéicas, em tratamentos de rejuvenescimento devido o aumento do metabolismo celular, e para permeação de ativos, na podologia é utilizado para desinfecção de lesões podais como frieiras, verrugas, micoses, e cutículas inflamadas, no couro cabeludo se utiliza  como estimulante nos vasos capilares, bulbos e a raiz do cabelo é  usado para tratamento de alopecias, e prevenindo a queda de cabelos, e é utilizado também para tratamentos  pós-depilação para evitar a foliculite, os tratamentos habituais, seja de face ou coro cabeludo duram em média de 3 a 5 minutos  podendo chegar a 10 minutos, quando a aplicação se dá no corpo, o tempo de aplicação pode variar de acordo com o tamanho da área a tratar.
Os eletrodos devem ser higienizados com papel e álcool 70% quando utilizados de um cliente para o outro,  e o profissional da estética tem total liberdade para utilizar esse aparelho pois de acordo com art. 4 da lei 12.592 que diz o esteticista pode utilizar da eletroterapia em geral para fins estéticos.

Contra Indicações
A alta frequência  é contra indicado para portadores de marca-passo, neoplasias (câncer), pessoas cardíacas, com distúrbios de sensibilidade, epiléticos, diabéticos descompensados, pele com cosméticos inflamáveis, portadores de pinos ou placas metálicas no local da aplicação, e gestantes, e também devemos ter um cuidado maior com pessoas que tem rosácea, e ou que tenham extrema sensibilidade ao calor.


Escrito por Emmanuelle Nonato com
Referências bibliográficas de :
Borges FS, Borges FBS. Alta frequência. In: Borges FS. Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006.
Oliveira LMN. Utilização do ozônio através do aparelho de alta frequência no tratamento da úlcera de pressão. Rev Bras Ciênc Saúde. 2011;9(30):41-6.
Almeida E, Assalin MR, Rosa MA, Durán N. Tratamento de efluentes industriais por processos oxidativos na presença de ozônio. Quím Nova. 2004;27(5):818-24
Velano HE, Nascimento LC, Barros LM, Panzeri H. Avaliação in vitro da atividade antibacteriana da água ozonizada frente ao Staphylococcus aureus. Pesq Odontol Bras. 2001;15(1):18-22.
https://www.mundoestetica.com.br/esteticageral/alta-frequencia/
https://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/25596/alta-frequencia

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DRENAGEM LINFÁTICA / CONTINUAÇÃO

                                     Fonte: http://www.newvisioncabeleireiros.com.br

Olá, blogeiras!

Foi postado no dia 28/09/16 sobre a drenagem linfática, agora segue continuação.
Mitos e verdades e diferença entre drenagem linfática e massagem relaxante....

Aproveitem!!!!


                           
                               Fonte: http://vivabemvivafeliz.com.br/mito-ou-verdade/

Drenagem ajuda a diminuir celulite

Verdade. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos, e é nisso que a drenagem ajuda.
A retenção não permite a oxigenação do tecido, dando origem aos nódulos. No entanto, a drenagem funciona de maneira mais efetiva no começo do problema.

Drenagem emagrece              

Mito.  A drenagem linfática ajuda, na verdade na eliminação de líquidos retidos e na liberação de toxinas, não havendo perda de gordura.
Para perda de gordura e emagrecer, é preciso uma rotina saudável, como alimentação balanceada, ingestão adequada de água e exercícios físicos.


Quem tem problema venoso não pode fazer

Verdade. Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento. Mas é indicado sempre consultar um médico antes de qualquer decisão.

Beber água antes da drenagem potencializa os efeitos da massagem

Verdade. Antes e depois da massagem, a água ajuda a melhorar a retenção de líquido e eliminar toxinas, a água é importante sempre.


Drenagem precisa ser feita com creme ou óleo

Mito. O uso de creme ou óleo irá atrapalhar na manobra, já que precisa ser realizada de forma que as mãos não deslizem e sim a mobilização da pele.

A drenagem Linfática dói ou pode deixar marcas roxas?

Mito. A Drenagem Linfática não dói nada (somente no pós-operatório pela condição inflamatória do tecido). A Drenagem linfática manual é realizada com movimento leve, longo e lento e sem exercer muita pressão (essa deve ser leve a moderada) e muito menos ocorrer hematomas ou equimoses.


Gestantes podem fazer drenagem Linfática Manual?

A retenção de líquidos é uma situação característica da gestação e, o profissional que acompanha o pré-natal da gestante pode indicar a drenagem. Atenção!!!Nada de drenagem antes de completar 3 meses de gestação.


Drenagem manual é mais eficaz do que a feita com aparelhos?

Verdade. A drenagem linfática manual é mais eficaz, afinal é mais fácil regular a pressão e a velocidade das mãos do que de um aparelho. Além disso, as manobras podem ser mais bem calculadas.

Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM

Verdade.  Drenagem pode fazer milagres para a tensão pré-menstrual. Atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço, que é um dos sintomas da TPM, ajuda no controle da ansiedade e ter um efeito relaxante.



                              Massagem Relaxante X Drenagem Linfática Manual
         
  
                                      Fonte: http://marianavenite.com.br/estetica


Vamos conhecer as diferenças entre as técnicas, pois é fundamental para a eficácia do tratamento.

O principal objetivo da drenagem linfática é estimular o sistema linfático para aumentar a eliminação dos líquidos que às vezes ficam acumulados no interstício e o principal objetivo da massagem redutora é de remodelação corporal, melhora na circulação sanguínea.

A grande diferença entre a drenagem linfática e a massagem modeladora está nos movimentos, pois enquanto a drenagem linfática utiliza manobras leves, longa e lenta, na massagem modeladora o terapeuta utiliza manobras muito mais intensas e repetitivas e em alguns casos gera até grande desconforto para quem recebe, nesta técnica é utilizado o óleo ou creme.

OBS: Caras Leitoras ao procurar um profissional da área para realização da Drenagem Linfática e outros procedimentos estéticos, verificarem a Biossegurança do local como: higienização do ambiente, de macas, se o ambiente é próprio para a realização do procedimento, descarte adequado de materiais, utilização de luvas descartáveis, data de validade dos cosméticos.

                                      Resultado de imagem para sigame
                                         Fonte: www.sigame-app.com

Referências:

http://www.massagem.net/2016/01/16/conheca-os-beneficios-da-drenagem-linfatica-e-suas-contra-indicacoes/

Artigo:
Adriana de Jesus Silva – Acadêmica do Curso de Estética e Cosmética, Estoril.
Universitária de Belo Horizonte - UNIBH